segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os Dois Mandamentos do Eterno em seu filho Yeshuah HaMashiach

Marcos 12:28-31 (João Ferreira de Almeida Atualizada)

28Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
    29Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
    30Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
    31E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.
(biblegateway.com)

2 comentários:

  1. Para um pagão como eu deixar de ser Gentio e se fazer co-herdeiros de Israel só um milagre. Falta ao cristão muita instrução nas coisas da Casa de Israel e do Eterno para poder honrar condignamente este mandamento, a assumpção desta identidade. Se não quisermos tudo de uma vez e tentarmos começar pelo segundo destes dois mandamentos, então o nosso maior inimigo é lixado. A INVEJA. O dedicarmos tempo, atenção, e energia a coisas que dizem respeito a outros sem que dessa actividade venha qualquer efeito positivo para o iniciado que procura obedecer ao Senhor dos Senhores. Mesmo os que por praticarem coisas menos éticas gostam ou acham precisar dos efeitos sociais da inveja, geralmente sofrem com as sequelas que isso deixa na capacidade de uma pessoa amar e ser feliz com o que tem. O vício está tão enraizado que sem querer estamos quase sempre a ser vítimas ou causadores de inveja, senão ambos. Sinto-me sempre no princípio desta luta, e identificar melhor a inveja é uma prioridade. Depois, focar sempre a origem do problema e nunca propagar o murmúrio, nem cair no erro de dar opinião a outrém que te pergunta "mas não tenho razão?". Não julgues.

    ResponderEliminar
  2. “Todas as coisas”
    Não nos limitemos a apenas ensinar novos discípulos . Jesus ordenou que ensinássemos outros a “observar todas as coisas” que ele ordenou. Isso certamente inclui os dois maiores mandamentos — amar a Deus e amar o próximo. (Mateus 22:37-39) Como se pode ensinar um novo discípulo a observar esses mandamentos?
    Pensemos de novo na ilustração de quem está aprendendo a dirigir. Ao passo que a pessoa dirige no trânsito ao lado do seu instrutor, aprende não apenas por ouvi-lo, mas também por observar outros motoristas. Por exemplo, o instrutor talvez fale a respeito de um motorista que bondosamente dá passagem a outro carro no trânsito; ou talvez fale sobre um motorista que mostra cortesia por usar o farol baixo para não cegar outros motoristas que vêm no sentido contrário; ou fale de um outro que oferece ajuda a um conhecido cujo carro deu problema. Esses exemplos ensinam ao aluno lições valiosas, que ele pode pôr em prática ao dirigir um carro. De modo similar, o novo discípulo que percorre o caminho da vida não só aprende do seu instrutor, mas também dos excelentes exemplos que observa na nossa conduta. — Mateus 7:13, 14.
    Adequa-se aqui o ditado: Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti..
    E não o outro, não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti...

    É a acção que nos tem que mover e não ficarmos parados, temos que ter a iniciativa..

    ResponderEliminar